domingo, 8 de junho de 2014

Correspondente Veneza... uma viagem no tempo....

Quase uma sócia do nosso Blog, recebemos nossa Correspondente especialista em Itália, Fernanda Pavani... hoje vamos "navegar" por Veneza...


Veneza
Estou de volta galera! Dando prosseguimento a minha andança pela Itália, hoje irei falar da belíssima, romântica e charmosa Veneza. Uma cidade que dispensa apresentação e creio que e o sonho de muitas pessoas conhecê-la .
Canais de Veneza
Veneza esta localizada no nordeste da Itália, na região do Veneto, sendo a capital da região e tem cerca de 272.000 habitantes. A cidade esta espalhada por 118 ilhas, cortada por 150 canais e ligada por mais de 400 pontes. E patrimônio mundial da humanidade desde 1987 e quanta riqueza para os nossos olhos!!!!


Desvendar e explorar esta cidade cheia de encantos e romantismo é um prazer e tanto, e cada vez que retorno na cidade, sempre descubro algo novo. Para conhecer a cidade, existem duas formas: a pé ou pegar um vaporetto (barco) direto para a Piazza San Marco. Cada um tem seu encanto e charme, porem o mais interessante, na minha opinião, é conhece-la a pé. Deste modo, partindo da estacão ferroviária Santa Luzia em direção a Piazza San Marco, a caminhada dura em torno de 25 minutos. Praça mais famosa de Veneza e destino de todo turista. 
No seu caminho, você encontrara muita beleza arquitetônica para seus olhos, lindos canais, pontes, muitas lojas de máscaras, pessoas elegantes, gôndolas pra la, gôndolas pra cá e aquele ar de romantismo que só Veneza tem. Uma sensação de leveza....uma viagem no tempo... 

O patrono da cidade é San Marco, data comemorada dia 25 de abril. A Piazza San Marco é a praça mais famosa de Veneza e foi construída no seculo IX. Por ser um dos pontos mais baixos da cidade, quando as águas sobem, é um dos primeiros lugares a ficarem inundados. 
No entorno dela estão algumas das principais atrações, tais como: Basilica di San Marco, Palazzo Ducale, Museo Correr, Campanário e a Torre dell'Orologio. 
Em todos estes monumentos, paga-se um valor para visitação, nada muito caro. Ah, e para quem é amante das artes ou curte admira'las, não pode deixar de visitar a Galeria dell'Accademia. 
Nela esta exposta a maior coleção de arte veneziana e é uma das pinacotecas mais importante do mundo. Tem também o Peggy Guggenheim, museu recheado de obras modernas, que pertencem a milionária americana Peggy Guggenheim. Não poderia deixar de citar também, o famoso e charmoso carnaval de mascaras,que acontece em fevereiro, que este ano não pude participar porque o tempo não colaborou. Aff! 
Outro evento importante que acontece anualmente na cidade, é o Festival de Cinema, que recebe inúmeras celebridades.
Alem dos monumentos, obras e canais, existem dois lugares lindos e super interessantes que ficam em torno de Veneza: as ilhas de Burano e Murano.

Ilha de Murano 

Vidros de Murano
Fica a cerca de 1km de Veneza e é considerada a capital dos vidros sendo a sua principal atração a fabricação deles.Tem aproximadamente 5500 habitantes e lá você vai encontrar
Variadas formas de arte em vidro. No local possui o Museu do vidro que esta localizado no Palazzo Guistinian. Para maiores informações acessar o site www.visitmuve.it para chegar a Murano, pegar o vaporeto que Veneza. Partindo da estação Santa Luzia, a viagem dura cerca de 20 minutos e partindo da Piazza San Marco, a viagem dura cerca de 50 minutos.

Ilha de Burano

Canais de Burano e suas casas coloridas
Esta localizada a 11 km de Veneza. E conhecida como a ilha colorida da renda. Tem este apelido pelos casarões coloridos, e a renda é uma tradição em Burano desde o seculo 16.
Outra especialidade local são as máscaras de carnaval veneziano.
Como chegar: pegar um vaporetto que parte de frente a Estacão de Trem Santa Luzia, linha 4.2 e 5.2 e descer na Fondamente Nove. Neste local, pegar o vaporetto 12 para Burano que parte a cada
30 minutos. O percurso dura aproximadamente 45 minutos.

Veneza é a ilha da magia com seus encantos, transmite uma paz e nos leva a viajar no tempo. Sensacional! E preciso pisar na cidade para sentir o que eu falei. Pura magiaaa!!!!

Uma super dica: se for fazer um lanche em alguma lanchonete na cidade, não sente, a comida fica mais cara!

Como Chegar

Avião - Existem dois aeroportos que servem a cidade , o Aeroporto Marco Polo (Principal) e o de Treviso (fica a cerca de 1 hora de Veneza e utilizado muito pelas cias Low Cost). Para quem na sabe e nao conhece, companhias Low Cost são empresas  aéreas que vendem passagens  com preços baixos porem você só pode viajar com uma bagagem de mão de 5 kg.
Este peso varia de companhia. (ver condição no site da cia aérea). As duas principais companhias aéreas low cost são Easyjet  e Ryanair .
Para ir do aeroporto Marco Polo ao centro de Veneza, ha um ônibus que parte de frente do portão de desembarque do aeroporto e te deixa no centro de Veneza e  próximo a estacão de trem  Veneza Santa Luzia.
O valor do bilhete custa 10 euros e você pode buscar mais informações de horários no site da empresa responsável pelo trajeto. (www.atvo.it) Esta mesma empresa faz a linha do aeroporto de Treviso ao centro de Veneza.
Trem -   Para quem chega de trem, a estacão a qual deve saltar é Venezia Santa Luzia. E a estacão final e te deixa no centro de Veneza. Para maiores informações
de horários e valores acessar o site da Trenitalia .