quinta-feira, 29 de maio de 2014

Correspondente Grécia - Santorini, o Mais belo presente de Tristão

A serie Correspondente volta ao Exterior.. agora indo para a Europa de carona com a Amanda, que "trocou" Tianguá no Ceará por Heraklion na Ilha de Creta... em 2011 encontrou sua cara metade, logo ali.. na Grécia.Contabilista formada, viu na Grécia uma chance de mudar dos números para o turismo, principalmente depois que suas amigas manifestaram interesse em ir para lá.. mas ai pergunto, quem não gostaria de ir visitar seus amigos por lá??Com vocês.. A Grécia do seu Jeito


Καλώς ήλθατε στη Σαντορίνη

Bem vindo a Santorini

Um pouco de Historia 

Santorini, essa ilha cujo o nome é Santa Irene, está situada no sul da Grécia e é a mais sul das ilhas Cíclades[, grupo de 200 ilhas situadas no sul do Mar Egeu.

milhares de anos, Santorini era habitada pela Civilização Cicládica e tinha um formato circular, antes de ser destruída por uma Erupção vulcânica, que ocorreu há aproximadamente 3.500 anos, a qual originou a forma atual e a separou das ilhas Thirassia, Nea Kameni e Palea Kameni. Essa erupção provocou o maremoto que destruiu a cidade antiga de Knossos, pertencente a Civilização Minoica de Creta.
Consagrado como um dos destinos mais desejados pelos amantes de viagens e da Grécia, Santorini, começou a ser explorado de forma turística, mais de cinco décadas, juntamente com outra ilha famosa: Corfu. Essas foram as duas primeiras ilhas gregas, que atraíram visitantes.

Como Chegar

O acesso à ilha, pode ocorrer de muitos lugares da Grécia. Pois, a mesma, possui vários portos pequenos, sendo local de parada para navios de cruzeiros e pequenas embarcações. O aeroporto internacional, é bem estruturado e realiza muitos voos diários, durante o período de alta temporada. 
 
Porto de Santorini


Ao desembarcar no aeroporto ou no porto, indicamos que você alugue um automóvel ou quadriciclo pois, essas são as melhores formas de se deslocar na ilha, que por ser pequena, possibilita que o visitante conheça os principais pontos turísticos, gastando pouco com o combustível e assim, compensando mais do que utilizar outros meios de transporte. Para percorrermos a ilha por no mínimo duas vezes, tivemos um gasto médio de 25 euros com a gasolina, valor irrisório diante de tanta praticidade que tivemos. Mas, caso opte por outras formas de deslocamento, existem ônibus e táxi.

Onde ficar

As opções de hospedagem são inúmeras. Existem hotéis, pousadas e casas de vila, para todos os gostos e bolsos.
pátio do Youth Hostel Oía 
As acomodações, com vista para a caldeira, situadas em Fira, Oía, Firostefani e próximo a Akrotíri, são as mais desejadas e também as mais caras. Pois, permitem um cenário super romântico e relaxante, principalmente na hora do pôr do sol.
Firostefani
Caso esteja procurando um bom lugar para ficar e queira algo mais econômico, existem duas alternativas: hospedar-se em quartos sem ter a vista para a caldeira, nos quais você poderá economizar até 75% do valor de uma hospedagem com vista privilegiada ou escolher outros lugares da ilha.
Uma boa sugestão é a região de Kamari, distante a cerca de 15km de Fira, capital da ilha. Nesse lugar existem alguns bares, restaurantes, lojas turísticas, hotéis e pousadas, com valores acessíveis e vista para a praia, a qual é conhecida pela tonalidade da areia ser escura, quase preta.

O que visitar em Santorini:

Fira, capital da ilha, fica no topo de um penhasco, de frente para a caldeira. Nela é ideal fazer uma caminhada pelas ruas estreitas e apreciar as casas brancas, as igrejas com a cobertura azul, nas quais se realizam muitos casamentos chiques.  Aqui existem muitas lojas de grifes, produtos turísticos, joalherias, cafés, restaurantes e casas noturnas. 
Oía, situada no norte da ilha, é o lugar que possibilita a melhor vista da ilha e tem o pôr do sol considerado um dos mais lindos do mundo.
Por do sol em Oía
Se você quer presenciar o pôr do sol nesse lugar e não está hospedado em um local com vista para a caldeira, deverá se antecipar por no mínimo duas horas, para encontrar um espaço entre a multidão, que fica acampando por algumas horas à espera desse espetáculo da natureza. Aqui você verá uma concentração de pessoas nas varandas das casas, dos hotéis, restaurantes, todas querendo ver o dia terminar na famosa Oía.
Entardecer (foto Internet)
Mas, se você prefere algo mais tranquilo, sugerimos um jantar romântico, em algum desses restaurantes com vista para a caldeira ou passe a hora do pôr do sol em Fira, Firostefani ou no farol de Akrotíri, sudoeste da ilha, cerca de 20km de Fira. Um dos cartões postais de Santorini.
Por do sol em Akrotiri
Se estiver por mais um dia em Santorini, indicamos o passeio de barco pela cratera do vulcão, essa será uma ótima oportunidade de ver Santorini do alto das rochas vulcânicas. Então reserve o quanto antes o seu ingresso para o passeio. Conforme o tempo disponível, enquanto espera a hora da excursão, é sugestivo visitar algum museo ou conhecer o Vinsanto, uma tradicional vinícola de Santorini.
Chegando a hora do passeio, existem duas alternativas para se deslocar até o porto antigo: usando o teleférico ou descendo montado em um dos burros ou mulas, que são formas tradicionais de transporte para descer os mais de 500 degraus. Ambos lhe permitirão uma vista extraordinária do mar Egeu.

Embarcando para conhecer as ilhas próximas à cratera do vulcão, você terá a chance de estar em um vulcão ainda ativo.
A primeira parada que o barco faz, é na ilha de Nea Kameni, a qual possui águas mornas, propícias para um banho relaxante mas, aconselhável apenas para as pessoas que sabem nadar bastante, devido à profundidade.

Depois de visitar Nea Kameni, as embarcações seguem para a ilha Palea Kameni. Aqui é possível sentir o cheiro de enxofre, contido nas rochas vulcânicas.
Rocha de Skaros
Com alguns minutos de caminhada e subida, presenciamos uma das mais lindas paisagens do passeio: as casinhas brancas de Santorini, todo o penhasco e alguns navios de cruzeiros, para completar todo o cenário.
No verão, é indicado o uso de chapéus ou bonés, para proteger-se do sol, pois, a temperatura é bastante elevada.
Dependendo da excursão escolhida, existem algumas que fazem o percurso até a ilha de Thirassia, incluindo uma parada para o almoço. Outras retornam para Santorini e existem as que permanecem no mar, até o pôr do sol, voltando apenas no final do dia.
Visitar Santorini é ter a oportunidade de conhecer um lugar que existe há milhares de anos, embora a forma inicial tenha sido extremamente modificada.  

Essa ilha que abrigou uma das primeiras civilizações da humanidade, é dona de uma beleza singular, que encanta a todos, com o contraste do azul do mar, as casinhas brancas e um pôr do sol indescritível, que proporciona muito romantismo. Esteja em Santorini e sinta-se um privilegiado por ver tanta beleza.

E você viajante.. tem alguma historia para contar??

quarta-feira, 14 de maio de 2014

As Cavernas... de Botuverá


A Viagem - como chegar?


Então , chega um dia normal  de semana e entre amigos decidimos conhecer as Cavernas de Botuverá, que ficam pertinho de Brusque em Santa Catarina, bora pesquisar, ligar para as "pousadas" que tem link no site da prefeitura, agendar a data, fazer reserva, verificar preços... haaa,, bom avisar as nossas companheiras também né!!

Botuverá
Tudo arranjado, agora é esperar o dia para conhecer o que parece ser um programa diferente...
As Grutas de Botuverá ficam na localidade de Ourinho, a  cerca  de 15 km do “Centro” de Botuverá.

Mas se você acha que a aventura é só conhecer Cavernas esta bem enganado, para chegar na cidade já é uma aventura a parte, saindo da BR 101 as estradas são boas, mas com pouca sinalização..
Esse Google não soma o tempo que você se perde no caminho...hahaha
No nosso caso fomos de carro e acredito que ir de ônibus ou carona seja meio complicado nesse caso, mas nunca 
impossível...chegamos em São João Batista, cidade pequena que fica no caminho, nosso tablet ficou sem conexão.. adeus Maps....hahahahaha, então vamos ao tradicional, afinal, quem tem boca vai a Roma.. rua pequena, Domingo.. ninguém passando.. opa... lá vem um senhor de bicicleta.. 

Eu -Senhor, bom dia, poderia me dizer se esse é o caminho que leva para Botuverá??
Ele -  Botuu o que?? Sei não
Eu -  Obrigado 

Então vamos tentar a sorte e seguir o caminho, asfaltado, que parecia seguir no caminho certo... até achar uma estrada de chão... humm... não vou encarar não, vai saber onde vai parar.. volta tudo de novo até achar um posto de combustível.. beleza, bora perguntar...

Eu - Bom dia amigo, pode me dizer se esse é o caminho que vai para Botuverá
Ele -  Humm, não sei não, mas o outro frentista sabe com certeza
Frentista chega com peito estufado, sabe aquele ar de sabe tudo!! Ai ele pergunta...
Ele - Vocês querem ir a Botuverá??
Eu - Isso.. o outro rapaz ali disse que tu é que sabe tudo por aqui ( pensei em dar uma moral pro cara)
Ele - Então.. é fácil.. só seguir por aqui (aponta para a estrada) e seguir sempre, vai passar por 03 "sinaleiros" .. ai quando chegar no terceiro, tem um outro posto de combustível... só parar lá e perguntar pra eles que eles te falam como chegar lá..
Eu - Obrigado.. 
Agora ficou fácil 
Arranco o carro e sigo viagem, sem antes olhar para o retrovisor e ver os dois frentistas em sincronia abaixar a cabeça para ver de que cidade somos... hahahaa, bora procurar o tal posto, tomara que seja Ipiranga!!

Mas para minha tristeza, não achei o tal posto e nem o Terceiro "Sinaleiro" , mas achei uma placa que dizia... Botuverá.. TERRA A VISTA..
Ai acelera.. anda.. anda...anda... andaa... andaaaa  e chaga em uma estrada de chão.. hum...
Estradas sinuosas

Sem saída, voltando

Vista maravilhosa, de dia.. imagina a noite

Muitas dessas no caminho.. balança, mas não cai
Imagino que agora esta pertinho.. anda... anda... andaaaa.. andaaaaa e bom, vamos perguntar né, Eu - senhor, sabe onde fica a Pousada RECANTO FELIZ?
Ele - Sim, só voltar uns 2 km.. e tem uma entrada cheia de placas ( Placas de 50 cm .. cheia??  4 ou 5, perdi as contas)
No caminho varias cruzes na estrada nos lembram que devemos cuidar muito por onde e como andamos, mas também varias paisagens bucólicas

Ai vamos lá.. afinal a propaganda da Pousada falava em café colonial e nossos amigos foram para lá no dia anterior, a noite, que sorte a nossa .....hahahahaha, caminho estreito, dois carros passam raspando e no caminho encontramos nossos amigos já indo para as cavernas, será que era vontade de ir embora da pousada?? Eles falando "maravilhas" da Pousada, que até acho que merece um comentário a parte.. damos a volta e fomos as tais cavernas...
La chegando decidimos que o Churrasco seria no parque mesmo.. afinal, carne e bebidas estava com a gente, lindos caminhos, um rio convidativo, mas que o dia nem tão quente não ajudou a querer se atirar.
Local onde ficam as churrasqueiras no parque

As Parque das Cavernas


Bem vindo...

O visual da Caverna é impressionante, varias estalactites e estalagmites estão distribuídas no interior dos seus salões e é considerada a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil, sendo visitada há mais de vinte anos. 
Cavernas
A caverna apresenta inúmeros salões que alcançam até 20 metros de altura, hoje iluminada, é de fácil acesso, apesar dos mais de 700 e poucos degraus e as vezes espaços reduzidos de passagem.
Possui uma única entrada conhecida e não possui saídas de emergência..kkkk, ou seja, vai entrar e sair por onde entrou, então não se anime muito porque na ida esta descendo... logo logo, vai ter que subir.
Tudo que sobe desce e vice versa
O trabalho do guia e praticamente acompanhar os 15 integrantes ou menos do grupo e responder algumas perguntas, mas a beleza do lugar e o silencio seriam melhores, pois se escutaria o som da água pingando e do local.. 
Mesmo com tempo seco, se escuta a água caindo levemente
Vale a pena ficar mais para trás quando entrar nas Cavernas
Os Turistas podem conhecer 03 Salões.. mas foi passado que existem outros, mas que somente podem ser visitados para pesquisa, desta forma não se anime tanto.
Antes de entrar nas cavernas, você vê um vídeo, muito educativo, que fala tudo o que a guia teria que falar, ou seja... O Parque Municipal das Grutas de Botuverá fica na cidade de mesmo nome. “What??”  E eu que pensava que ficava em outra cidade...


Abaixo seguem alguns dados retirados do Site da Prefeitura de Botuverá:

Horário de visitação
De Terça a Domingo
8h às 17h (primavera e verão) 8h às 16h (outono e inverno) Segunda-feira: fechado para manutenção Ingresso Normal Adulto: R$ 14,00 Estudantes com apresentação de carteirinha: R$ 7,00  Crianças de 4 a 12 anos: R$ 7,00 Melhor Idade (acima de 60 anos): R$ 7,00 Aluguel de calçados e meias: R$ 4,00 A praça de alimentação atende nos mesmos dias e horários de visitação do Parque.
Pontes na chegada das Cavernas


Pensem em uma água limpa


Valores ( Ref. a Maio de 2014):
* Não são aceitos pagamentos com cartões de crédito/débito

Praça de alimentação ( Gente, não é um Shopping... é uma lanchonete/Restaurante, mas ninguém pode dizer que vai passar fome)
O local também dispõe de churrasqueiras que podem ser usadas pelos visitantes.
Fluxo de visitantes
O passeio às grutas é realizado em grupos de até 15 pessoas. O tempo do passeio é de 45 minutos;
Capacidade diária de até 13 grupos, totalizando 195 pessoas/dia;
O parque possui estacionamento para carros e um exclusivo para ônibus.

Utilize tênis, preferencialmente com solado antiderrapante (não será permitida a entrada sem este item)
É proibido filmar e fotografar dentro das cavernas
É proibido a entrada de crianças de colo (menores de 4 anos)
É proibido o acesso ao parque com animais domésticos
É proibido entrar na gruta sem o guia
Mantenha as mãos livres
Utilize somente o caminho definido
Utilize sempre o capacete
Não toque, colete ou sente nas formações da caverna
Não entre na caverna com bebidas ou alimentos
Não fume no interior das cavernas
Não perturbe ou colete espécies da fauna cavernícola
Não se apoie nas formações da caverna ( duvido!!!)

Como se vê, não se pode fazer muita coisa, dizem que não se pode filmar e nem bater fotos dentro das Cavernas, porque o pessoal que o faz quer fazer poses em cima das formações rochosas e tal.. mas para mim a explicação esta em um pequeno cartaz na entrada ou saída.. depende do ponto de vista.. VENDA DE FOTOS DAS CAVERNAS A R$ 2,00 ...( Uéee, mas não podia bater fotos??)
Logico que quem fica fora da área de visão do Guia sempre arruma alguma foto, sabe como é... celulares hoje fazem coisa, mas não esqueçam de tirar o flash, senão o guia te da uma "chamada"  na frente de todos...hahahahahahha

Vale marcar a entrada das cavernas assim que chegue no parque, que é bem organizado e limpo, churrasqueiras legais, muito verde, barulho do mato e manhã/tarde especial...
Depois que marcamos nosso horário, fomos caminhar pelo parque, lugares bonitos, lindas fotos..
Olha lá!!!
Faltou o calor...
Água cristalina 
só na boa...

Todos os caminhos te levam as águas...


Decidimos então não voltar a Pousada, na verdade eu nem cheguei, afinal os comentários eram "interessantes" e também queríamos voltar antes de escurecer, pois pelo que nossos amigos falaram ( eles que foram de noite), as estradas que já são complicadas de dia, a noite ficam aterrorizantes... Hahahaha, eu é que não vou querer ver isso né!!

Volta tranquila, compras de vinhos, queijos e outras coisinhas da região e rumo a Floripa...

A Pousada - Onde não ficar?


Como falei antes, a Pousada é umas das duas indicadas pelo site da Prefeitura, fica a uma distancia razoável do asfalto ( imagino que a noite essa distancia fique 02  ou 03 vezes maior, vai depender de quanto você se perde né Lucas?? hahahahahaha)
Nossos amigos curtindo a vista na Recanto Feliz

Eles fazem a propaganda de uma cachoeira, que pelo que falaram realmente existe, mas que chegando na Pousada, dizem que o acesso esta meio difícil, tem campo de futebol, bocha, e algumas cabanas, que pelo que passaram tem o espirito de cabanas do interior.. ficam rangendo a noite, bichos caminhando no forro, abertura entre as tabuas da parede de 01 cm, sem roupa de cama, um certo cheiro de mofo... e uma frase escrita .. "eu morri aqui" para dar um ar mais interessante.. diria que eu até dormiria lá.. mas como o povo não quis voltar... 
Haaaa, quase ia esquecendo, o café!!, falaram que o tal do café colonial erá pão, café com leite, margarina soya, um bolo  e maionese....  showwwwwww
Pena que só cheguei de manhã e não fui nessa pousada, até acho que eu iria gostar...

Investimento


Saindo de Florianópolis a Botuverá , cerca de 114 km, mais uns 30 km de procura (perdido mesmo) , mais uns 15 km chão batido.. e mais 30 km do centro a minha casa... fazendo uma media de 10 km por litro = R$ 120,00 de combustível
Mais carne , carvão e bebidas para o almoço para 6 pessoas = R$ 50,00
Paradas para lanche no caminho = R$ 10,00
Paradas para compra de vinho, queijos... = R$ 40,00

E você, gosta de natureza e aventura?? Esta ai uma boa pedida, rápida  pra quem esta na região.. um dia volto lá.. afinal, natureza demais nunca é demais.